Seja bem-vindo
Paracatu,12/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Após 6 meses de Javier Milei, Argentina registra melhora na economia 

cnnbrasil.com.br
Após 6 meses de Javier Milei, Argentina registra melhora na economia 

Após seis meses de mandato do presidente Javier Milei, a Argentina registra superávit trimestral e queda na inflação. O país registrou avanços econômicos, mas ainda enfrenta uma situação preocupante para a população. Embora tenha desacelerado nos últimos meses, a inflação anual ainda permanece alta, próxima de 290%, atingindo um 8,8% em abril desde ano.


Superávit e desvalorização cambial


Outro objetivo alcançado na gestão de Milei foi o superávit fiscal trimestral, o primeiro em anos, resultado das “medidas de choque”, que envolvem cortes significativos nos gastos públicos, incluindo redução de ministérios e da máquina estatal. O peso argentino também foi desvalorizado em 54% em dezembro, uma medida para impedir a substituição da moeda do país, mas que também impactou negativamente o poder de compra da população.




Dados da Universidade Católica da Argentina mostram que a pobreza ultrapassou 57% em janeiro, um nível não visto em pelo menos 20 anos. Esse aumento está ligado à perda de renda e poder aquisitivo devido aos cortes de subsídios e gastos.


Já a atividade econômica desacelerou mais de 8%, o que exigirá esforços para recuperação. No entanto, os números positivos, como a queda da inflação e o superávit, atraíram elogios do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o interesse de investidores.




Para especialistas, a nova gestão de Milei gera uma polarização na Argentina em meio aos avanços econômicos e o impacto social.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Após 6 meses de Javier Milei, Argentina registra melhora na economia  no site CNN Brasil.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.