Seja bem-vindo
Paracatu,12/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Milhares de animais morrem em seca histórica no México

cnnbrasil.com.br
Milhares de animais morrem em seca histórica no México

Milhares de peixes mortos cobriram a superfície de uma lagoa no estado de Chihuahua, no norte do México, com as autoridades locais afirmando que o fenômeno foi causado por uma seca intensa.


As mortes de peixes na Lagoa Bustillos, perto da cidade de Anahuac, em Chihuahua, ocorreram durante longos períodos de seca e quando as temperaturas subiram acima de 40ºC. Os níveis de água da lagoa estão perigosamente baixos, disseram as autoridades.


Praticamente 90% do México está sob algum nível de período de seca atualmente, a taxa mais elevada desde 2011, segundo dados do governo. O estado de Chihuahua foi atingido de forma particularmente dura, com a maior parte do seu território engolido pelos níveis mais extremos de seca.




Havia muito menos água na lagoa para os peixes viverem e o restante da água era de má qualidade, segundo Irma de la Pena, chefe do Departamento de Ecologia da cidade de Cuauhtemoc.


“Quando a quantidade de água diminui, os poluentes ficam mais concentrados e, portanto, afetam também as espécies que vivem aqui”, disse De la Pena.


Mortes em massa de peixes na área já haviam acontecido em anos anteriores, quando a lagoa secou, ​​encalhando peixes.


O gado, incluindo vacas e burros, também morreu à medida que as barragens ficaram vazias e os agricultores lutaram para garantir água.


O calor e a seca tornaram-se tão graves que muitas pessoas que dependem da agricultura fizeram as malas e partiram.


“Está muito abandonado porque como não chove… eles não se atrevem mais a continuar morando aqui”, disse Jesus Maria Palacios, criador de gado em Cuauhtemoc.


Na lagoa, as autoridades locais correm para cobrir os peixes mortos com cal viva, preocupadas que a sua rápida decomposição sob o sol escaldante possa pôr em perigo a saúde pública, atraindo insetos e espalhando doenças. Eles estão pedindo ajuda às organizações locais.


“O que precisamos é de apoio, especialmente tendo em conta o potencial que temos para um problema de saúde”, disse Saul Sausameda, presidente da comunidade Anahuac.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Milhares de animais morrem em seca histórica no México no site CNN Brasil.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.