Seja bem-vindo
Paracatu,12/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Bispo Emérito Dom Leonardo Miranda lançará livro na próxima quarta-feira, dia 29.

https://www.paracatu.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/3240/bispo-emerito-dom-leonardo-miranda-lancara-l
Bispo Emérito Dom Leonardo Miranda lançará livro na próxima quarta-feira, dia 29.

Por: Carol Capanema/ASCOM   |   


O Bispo emérito Dom Leonardo de Miranda está prestes a lançar, em Paracatu-MG, mais um trabalho literário, intitulado “O Pastor e a Pena”. A obra convida os leitores a um encontro suave com a beleza interior deste homem que dedicou sua vida à salvação de almas.


Neste livro, entre homilias e artigos, suas palavras nos fazem lembrar as parábolas de Jesus: reflexões, histórias simples e profundas. Assim como Jesus, que ensinava e transmitia lições de moral e espiritualidade, Dom Leonardo faz o mesmo.


A leitura é uma brisa suave em nossos corações, uma prece ao Senhor que certamente acompanhará nossos sonhos nas madrugadas tardias.


O lançamento do livro “O Pastor e a Pena” está marcado para o dia 29 de maio, às 20:00h, na Fundação Casa de Cultura de Paracatu. Na ocasião, o autor Dom Leonardo fará uma sessão de autógrafos e serão distribuídos exemplares da obra ao final do evento.


Venha celebrar este momento especial e conhecer mais sobre a trajetória inspiradora de Dom Leonardo de Miranda!


BIOGRAFIA DOM LEONARDO

Nasceu em Diamantina, cidade localizada na região central de Minas Gerais, sendo o oitavo dos dezesseis filhos do casal Antônio Gabriel Pereira (1896-1989) e Maria Nilda de Miranda Pereira (1900-1997).


Iniciou seus estudos formais no Grupo Escolar Mata Machado. Aos onze anos de idade, entrou para o Seminário Sagrado Coração de Jesus. Ali terminou seu curso ginasial e depois cursou Filosofia e Teologia.


Foi ordenado padre na Diocese de Diamantina pelo bispo D. José Newton de Almeida Batista em 8 de dezembro de 1959. Daí então começou o seu ministério pelos espaços da diocese de Diamantina: vigário paroquial, pároco, reitor interino do seminário e capelão.


Em 14 de maio de 1986, na instalação da Diocese de Guanhães, Leonardo tomou de sua nomeação e eleição como bispo para a Diocese de Paracatu. Ocuparia a vaga deixada por D. José Cardoso Sobrinho, que fora transferido para a Arquidiocese de Olinda e Recife.


Foi ordenado bispo no dia 9 de agosto de 1986, em Guanhães, por D. Geraldo Majela Reis, arcebispo de Diamantina, tendo como co-consagrantes D. Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo de Belo Horizonte, e D. Antônio Filipe Cunha, bispo de Guanhães. Sua posse ocorreu no dia 14 de setembro seguinte.

 

Dom Leonardo esteve 26 anos a frente da diocese de Paracatu. É atualmente o Assessor Nacional da Pastoral do Menor junto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Lutou pela criação da Província Eclesiástica de Montes Claros, da qual Paracatu hoje é sufragânea e local onde estudam os seminaristas da Teologia.

Teve que se afastar do comando da diocese por força da idade e, em 7 de novembro de 2012, tornou-se bispo emérito da diocese. Por ocasião da nomeação do novo bispo diocesano, D. Jorge Alves Bezerra.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.