Seja bem-vindo
Paracatu,12/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Maio Amarelo: acidentes de trânsito em Minas Gerais crescem 22,6% em três anos e superam marca pré-pandêmica

Dados mostram a importância tanto da prevenção como também de tratamento para pessoas que sofrem com as sequelas dessas ocorrências

Rodrigo Batista
Maio Amarelo: acidentes de trânsito em Minas Gerais crescem 22,6% em três anos e superam marca pré-pandêmica Foto Rodrigo Batista

O trânsito de Minas Gerais teve aumento de 22,6% no número de acidentes entre 2020 e 2023, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito. O crescimento faz com que o total de casos do ano passado, que ficou em 280.848 mil, supere os números de 2019, quando o total de sinistros chegou a 274.100. Neste Maio Amarelo, mês de conscientização para prevenção de acidentes, a marca mostra que, mesmo após a queda de casos com a pandemia de Covid-19, MG voltou a um patamar muito alto.


O número de mortes aumentou 6,8%, de 1.885 para 2.014, no mesmo período. Já a quantidade de feridos teve pico de 482.672 em 2022, mas recuou para 477.697 no ano seguinte. Ainda assim, é maior que o ano pré-pandemia, quando foram 444.349 feridos (alta de 8,6%). Os números apontam para a necessidade de políticas de prevenção, conscientização e de tratamento para quem fica ferido após acidentes.


A analista de treinamento Karina Neves Matos, de 44 anos, é um dos exemplos de vítimas. Ela sobreviveu a uma grave colisão em novembro de 2013, mas precisou se readaptar devido às consequências. Karina estava de férias, e saiu de Belo Horizonte para ir ao encontro da então namorada na cidade de Divinópolis. O trajeto foi feito debaixo de chuva fraca, no início da tarde. "O meu carro começou a derrapar, rodou, bateu no guard rail da estrada e o veículo foi cortado ao meio", comenta.


Ao procurar o celular para pedir ajuda, Karina viu que seu pé direito havia sido amputado na batida. "Eu me desesperei e queria somente sobreviver. Pedi ajuda para uma ex-namorada, que é médica, e contei com pessoas que pararam na estrada", diz. Após a chegada de socorristas, Karina foi levada de helicóptero para um hospital.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.